terça-feira, 26 de outubro de 2010

Profetas

Qual a diferença entre poetas e profetas? Nenhuma.
Deus é
poeta porque gosta de comunicar-se com versos e metáforas. Sua
linguagem, carregada de símbolos, é hermética, misteriosa, para o
coração cru. Para entendê-lo, precisa-se de ouvidos espirituais,
sensíveis ao êxtase transcendental. Quando Deus declama o universo
baila.
Os olhos de Deus procuram homens e mulheres que se
disponham a encarnar seus sentimentos. Todo profeta foi chamado e
enviado por Deus. Porque seu compromisso é com a vida, só a vida, Javé
levanta homens e mulheres que se indignam com a sordidez, mas
apaixonados com  o sublime. Portanto, toda linguagem poética é profecia.
Sua vocação sangra no texto, a expressão rítmica do coração de Deus
vaza na tinta de sua pena. O poeta pressente o que deveria ser, mas não
é; vê-se compelido a re-encantar os desanimados, a curar os
desesperançados, a destilar beleza de mundos imaginários em terras
áridas.
A matéria prima do profeta é a poesia. Como um artesão de
cristais, o profeta maneja as palavras de maneira simples, mas com
delicadeza mágica. Ele deseja mostrar que o cotidiano, com suas
contradições perversas, poderia seguir outra estrada. O profeta se
despeja no texto como óleo perfumado, faz-se lenho do fogo que aquece a
história. Desejoso de trazer os extremos numa síntese que promova o bem,
não esquece que o único absoluto é o amor, que o único bem é vida e que
o único alvo é a valorização do instante.
Poetas e profetas
rejeitam redomas, estufas, viveiros, gaiolas. Eles trocam os tapetes
pelo chão batido. Solitários, só obedecem o compasso do próprio coração;
indomáveis, revoltam-se com o ordinário; irrequietos, perturbam o
normal.
Poetas e profetas não defendem reputação. Alvos fáceis
dos ímpios quando negam a história – só as gerações futuras lhes fazem
justiça. Pedras do meio do caminho, chateiam; indestrutíveis, semeiam
trigo que se fará o pão do idealista, do revolucionário.
Poetas e
profetas são contraditórios. Jonas era compassivo e ranzinza; Fernando
Pessoa, repleto de heteronômios, otimista e pessimista; Drummond, ateu e
crente; Oséias, ingênuo e perspicaz; Vinicious, puro e devasso; Chico
Buarque, gênio e banal. Todos, algemados pelo amor, sentem-se livres
para vivenciar as inconsistências humanas.
Poetas e profetas são
alquimistas. Fazem das palavras poções que encantam; seus feitiços
temperam a vida. Os profetas criam sabores exóticos. Usam verbos fortes e
inebriam a imaginação. Só eles conhecem o segredo de transformar o
transcendental no plausível.
Poetas e profetas são alados; vivem
nas nuvens, mantêm perene parceria com os anjos; adoram no silêncio das
montanhas; escutam a bruma dos vales; agasalham-se sob o manto platinado
da lua. Os poetas não temem ausências, a solidão não lhes amedronta.
Profetas são selvagens como os tigres e os poetas, enigmáticos como as
águias.
Poetas e profetas nasceram no pé do arco-íris; resgatados
do Nilo, crescem como príncipes; sensíveis, choram com o ponteio da
harpa; tornam-se parceiros dos humildes, dos mansos e dos puros de
coração. Contudo, o destino deles é a cruz.

Marco JoseX

domingo, 24 de outubro de 2010

E lendo diariamente as escrituras..

Estou há quase um ano lendo o Livro Sagrado. Iniciei minha jornada no dia 1º.  de  janeiro lendo três capítulos por dia e cinco aos domingos.
Tendo chegado agora no Novo Testamento, na leitura de Marcos, Capítulo 10, versículo 46/52 e enquanto lia me encheu de luz o meu espírito. Havia um cego e mendigo à beira do caminho e,  ouvindo que chegava Jesus, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de David, tem compaixão de mim! Muitos o repreendiam e ele gritava mais: Filho de David, tem compaixão de mim! Jesus parou e disse: Chamai-o. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça?

Quando cheguei a este ponto estanquei. Imagina o Filho de Deus perguntando: O que queres que eu te faça? Imediatamente me lembrei de Salomão, a quem Deus mandou um  anjo fazer-lhe quase idêntica pergunta. E que Salomão respondeu? Quero sabedoria! Mas agora estava  diante da pergunta do Mestre Jesus. Que queres que eu te faça? Era como se um anjo do Senhor estivesse em meu ouvido: Vai, responde. O Filho do Deus Vivo te pergunta. “Que queres que eu te faça?”

Voltei a leitura e lá esta: “ Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.”

Minha imaginação voltou a se iluminar e eu respondi em alto e bom  som ao Anjo que estava em minha mente: Senhor Jesus, eu quero poder enxergar também. Só quero isto, poder ver como são as coisas sob as leis do Senhor e assim estarei em paz e na graça Dele.
Jesus disse ao cego: Vai, a tua fé te salvou.

Eu fechei a Bíblia e cerrando também os olhos agradeci o milagre que se deu.


Marco JoseX

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Para dizer para alguém que faz sua vida valer a pena.

Agora, 
quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém
e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Quero que esse alguém me peça para que eu nunca mude para que eu nunca cresça,
para que eu seja sempre eu mesmo.
Quero ter a liberdade de dizer o que sinto, 
de dizer o quanto o meu amor é especial e importante pra mim, 
sem ter de me preocupar com terceiros, 
sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero poder dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe,
que vale a pena se doar às amizades a às pessoas,
que a vida é bela sim,
e que eu sempre dei o melhor que pude
.. e que, SIM------------------------> valeu a pena.




Escrito e dirigido por Marco JoséX

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Não deixe de ver..

-


Me soube homem e pó e que estranho,  o tempo que de repente é amanhã já..

Minhas mãos tocam em vidas e meu sopro balança árvores do outono.

Sinto que folhas cairão a qualquer tempo porque insisto em falar de ser gente.

A fumaça cessa e sobre a noite se faz luz. 

O frenesi do colorido dos répteis sobre o manto da felina em fel se aquieta.

As roldanas das horas dilaceram a vaidade das curvas sonsas.

E de dentro do mundo surpreendentemente mágico ergue-se o lótus.

Determinante. Terra em transe. Vida que anuncia:

-Eu vou enfim às minhas criancinhas!




Convido você a entrar neste instante na eternidade deste enigma.

Seja bem vindo a esta profecia.


-


Escrito e dirigido por Marco Josex


*

terça-feira, 3 de agosto de 2010

EU VEJO VOCÊ, VOCÊ ME VÊ?

Vi,
na outra margem
do rio, do outro lado do tubo, da outra página da web
uma moça
rindo
pra mim.

Em tempo,
confirmo:
menti.

Entrevi
o que sei dessa imagem
que criei no desalento de meu imaginário,
e ela...no açoite da noite..em verdade

Esta rindo sim..
Mas,

de mim.



Eu vejo você..você me vê?


-


Marco JoseX

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nunca estamos só. A nossa volta alguém nos vê. E há um anjo. Vire-se e veja ..entra aqui ->


Me pego na mesa a teclar
Bebendo uma água gelada
Imagino-me quem dera fosse um doutor
Quem dera
De pasta gravata terno de linho sapato engraxado
Mas Deus quis-me assim
Fez de mim então sonhador
Contador de estrelas
Acho até que ele acertou em cheio
Deu-me uma vida mágica
Cercada de anjos, fatos, auroras e noites de solidão....
Coitado de Deus
Achou que eu fosse reclamar
Como? Se sou mais feliz que um doutor!

Que nem passa horas a teclar palavras tortas
Que sequer nunca se embriagou de paixão
Acha que a vida é um saco
E não sabe fazer um versinho de amor
Eu não...Até aprendi a chorar...
E descobri que os sonhos são o ninho onde se cria o carinho....










Produzido e dirigido por Marco JoseX




=
-





E agora essa vontade estranha

Quase profana

De te pegar de jeito

Te arrancar do meio desses teus devaneios

E te mostrar de verdade

Sem rodeios

Como é de fato uma saudade





É moça! Porque saudade tem vezes,

É química esquisita

Reage na pele

E os poros todos querem gritar



Mas, ela teima

Sangra silêncios...


-


Produzido por Marco JoseX

quinta-feira, 29 de julho de 2010

amor

.




Vi,
na outra margem
do rio, do outro lado do tubo, da outra página da web
uma moça
rindo
pra mim.

Em tempo,
confirmo:
menti.

Entrevi
o que sei dessa imagem
que criei no desalento de meu imaginário,
e ela...no açoite da noite..em verdade

Esta rindo sim..
Mas,

de mim.



Eu vejo você..você me vê?
.


Escrito e dirigido por Marco JoseX


.

Não precisa se drogar para viajar. Veja....

-




Persigo o sonho
do vôo
desde sempre,
desde antes
de nascer.

Sobre-voava abismos e subia
rumo às nuvens
(de braços abertos)
no céu dos sonhos
atrás de ti:
- Mulher que me vê sair do monitor e que cultiva minhas asas e que logo, logo aprende também



a alçar vôo. ..junto a mim.

Enquanto isto... e em nosso mundo agora,
E de dentro dele, estrelas nascem dos seus lábios cansados
-de olhos fechados que voam -
e me enche a boca sedenta de asas que você guria,
-menina sempre acordada- me faz sentir.


E sendo assim, quero você.

-Eu vejo você, você me entende?
-


Produzido por Marco JoseX
-

Sorte de hoje. Leia e se enquadre

Então, enchi de sorte os meus sapatos
por não poder de sorte encher as ruas,

depois, vesti meus gestos insensatos
e lambuzei de sorte as minhas mãos e as tuas,
Para extinguir em nós a sorte ausente

e aprisionar na mente as coisas gratas,
enfim, nós derramamos simplesmente muita sorte
sobre os vestidos e as gravatas e minutos que virão.

E afogados em nós, nem nos lembramos
que no excesso que havia em nosso espaço
pudesse haver tamanha sorte nas lentilhas e sementes de romã.




E perdidos de sorte nos contemplaremos
e veremos que entre nós nascerá um....... norte
vertiginosamente sorte.
 Sorte.Sorte. Sorte.


-


Produzido e dirigido por Marco JoseX

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Veja um milagre agora, nesta madrugada

-




A minha volta me povoa os anjos



Não sei bem o que querem mas os vejo....me arrepio!



Ouço distante o canto as sereias. Estou próximo demais do mar e não devo!



Respiro também o perfume que é o hálito dos pequeninos que cercam a Luz!



-Vinde a mim as criancinhas!



É tanto mistério que conhecer a Verdade é uma aventura e levar até você o que está além da teRceira margem do rio, o que está por detrás do espelho, antes do ontem e, o muito depois do amanhã....é magnifico.







-Vejam, sobram pães e saltitam peixes. Os milagres se farão.







-É esta a hora e eu creio. E você?

-
- Produzido por Marco JoseX


-

Seios e meios

-

O vazio é um meio de transporte


Pra quem tem coração cheio

Cheio de vazios que transbordam

Seus sentidos pelo meio

Meio que circunda o infinito

Tão bonito de tão feio

Feio que ensina e que termina

Começando outro passeio

E lá do outro lado do céu

Alguém derrama num papel....

Amor é o nome que se dá

Quando se percebe o olhar alheio

Alheio a tudo que não for

Aquilo que está dentro do teu seio

Porque seio é o alimento

E ao mesmo tempo a fonte para o desbloqueio

E desbloqueio é quando aquele tal vazio

Se transforma em amor que veio

Lá do outro lado do céu

Alguém derrama num papel

Novos poemas...

Do outro lado do céu

Alguém derrama num papel novos poemas de amor
-


Produzido e digerido por Marco JoseX
 
 
-

terça-feira, 27 de julho de 2010

"O tempo é a linha imaginária aonde colocamos nossos instantes de lucidez."

-


Que sabemos nós
seres que tateiam
à beira da sorte
do outro?

Que queremos nós
seres indecisos
à beira da vida
à beira de nós mesmos?

Que sabemos nós
do minuto seguinte à espera
da passagem
até o mistério?

— Nada!

Por isso temos pressa de viver.
Me siga.

"O tempo é a linha imaginária aonde colocamos nossos instantes de lucidez."


-


Produzido por Marco JoseX

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Twicam on live -

-




O Silêncio paira na alegria de estar aqui
Aonde nascem os sons de todos os amores,
Quando o prazer chega com a aurora morna do amanhecer,
Ou no sereno tranqülo do cair da noite.

Libertam-se as flores cheirosas,
Borboletas soltas, lânguidas ao chão,
Golpeiam com doçura e saliva as pálpeblas dos olhos do coração
Na íntima natureza que eterna troca as almas enamoradas.

Ali, lá, em Atlântida ..Pasárgada ? há luzes de néon nos vaga-lumes
Há pureza no movimento de amor entre os rios e oceanos. Mares em heresia. 

Fica prenhe o silêncio colorido sobre as dunas

E há ainda mil noites eu, você e os luares...a twicam pode ser ligada?


-


Produzido, dirigido, escrito e esculachado por Marco JoseX

domingo, 25 de julho de 2010

Para ser lido nesta noite de frio de domingo

.


Te pego com força, assim distraída (você se finge..)


Analiso suas pistas...

Vejo seus segredos cifrados que seus olhos me trazem

Voce anda e se mexe e pensa em mim, se retrai e se expande..

Assim, alimenta minhas fantasias.

Pego-me distraído falando coisas estranhas de mim.

Já estou sem saída.

Eu brinco e quanto mais me arrisco vejo que você mais arisca, bem mais..e a minha frente.

Dança na coreografia das nuvens de chuva, a água que desce do céu rebolando e vira lágrimas em meus olhos.

E eis minha curiosidade..´sinto seu cheiro. Gosto de seu gosto.

Há um labirinto.

Me perdi e me encontrei agora..e sem demora..cadê você?

Diga então assim:

-Eu estou aqui!
 
.
Produzido e dirigido por Marco JoseX
 
.

sábado, 24 de julho de 2010

Namoro







Vi primeiro uns retratos seus ( ou nossos ? ), fotos de seus olhos...
Montes,
curvas, silhuetas de vontades outras.
-Hummmmmm!
Roupas, pés,
pernas e bocas
E Eu caindo de pára-quedas às avessas no fundo do seu
tempo e..
...dentro de você.

O relógio marcava a hora
mas
não dizia o dia. Não adia, vai.......
O Tempo,
desconcertado,
estava
parado.
Sonolento como este monitor brilhante, quietinho e quente.
Eu
quero e tanto..

Estou parado ao sabor do vento
E em cima do
meu corpo...
Como um cata-alento que perdeu as asas..te vejo!

Sou
um anjo e te guardo.....Eu!

(no fundo ouço sua respiração
ofegante.......)

-

Produzido, escrito e dirigido por Marco JoseX

-

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A chave para a descoberta do grande segredo da humanidade...

-

Eu queria escrever a manchete de um grande jornal ,  falar verdades antigas que todos já sabem. Queria dar pistas para todos encontrarem o caminho e seguir, mas as pistas são como perguntas feitas à vida, quando sabemos as respostas vem outros tempos e renovam-se as dúvidas.
Preciso saber dividir o que tenho de sobra...Muitas vezes o pouco pra mim pode ser banquete pra alguns.
Aprendi que a inveja não faz parte do coração e que a alma se enche de luz quando eu reparto o pão.
Abri o coração para deixar entrar a luz da paz.
A paz se reparte em cada ação em trilhões de detalhes-simplicidade da serenidade.
Todo amor que vem de volta.
É o bem que a gente faz!
Usei a força do meu pensamento.
Fiz da fé meu novo mandamento e descobri essa vontade nova dentro de mim!
Abri meu coração e o entreguei a você
Reparta-o......
-


Escrito, dirigido e implodido por Marco JoseX

.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Você quer rir de felicidade? - Então veja isto...

-

Este é um carinho-cálice,
para se derramar dele
toda a polpa cálida
das lágrimas,

..........sumo dos olhos.
-Eu quero ri de felicidade!..                    


Este é um carinho-lápide,
para se escrever nele
todo o alucinado álibi
dos amantes ansiosos,
.....sumo do ópio.
-Eu quero fantasiar em lençóis nunca dantes navegados!...


E tem também o carinho-índice,
para se indicar nele
qualquer tantinho de amor que possa ser escrito,

.....sumo da Magia.
-E não há sensualidade no pontilhar destas reticências?

Mas vou direto ao assunto:  -Espere por mim morena ….

http://www.youtube.com/watch?v=_qfOrmOYI8A


-
Produzido por Marco JoseX

terça-feira, 20 de julho de 2010

O tempo não vai passar

-


Jogamos ao chão a última taça

O cristal que já fomos cacos são.

E suave é o vinho que nele brindamos.

Éramos eternos, de repente passamos.





Já é tarde para qualquer pergunta

Já passou a hora de termos vozes,

Nenhuma música toca,

Nenhum ponteiro se move

O universo silencia

Eis que então..







Tic-tac, tic-tac, tic-tac..

Cai a poeira da ampulheta..

Enquanto os anjos reerguem as ruínas

Pois sabem, o mundo morre um pouco

A cada amor que termina.

-Termina?

Nasce, finda, nasce, finda, nasce, finda...
Fica...
              ...nesse estantinho..
                                           ...............pra sempre.



-Você fica?


-


Escrito e dirigido por Marco JoseX
-